ícone whatsapp

Tudo o que você precisa saber sobre o autismo infantil

Tudo o que você precisa saber sobre o autismo infantil

Tudo o que você precisa saber sobre o autismo infantil


A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), refere-se ao autismo quando há uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, foco em detalhes, reações incomuns às sensações e aos sentidos (como tato ou audição) e também dificuldade na transição de uma atividade para outra, por exemplo.

As características são bastante variáveis, com diferentes amplitudes e/ou intensidade. Frequentemente podem apresentar outras condições, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão e epilepsia.

Portanto, o autismo constitui um grupo diversificado de condições, relacionadas ao desenvolvimento do cérebro. E costuma ser identificado entre os 2 e 6 anos de idade.

Crianças com autismo geralmente apresentam:
– Ausência ou baixa frequência de contato visual, sem interação espontânea com adultos e também outras crianças;
– Comportamento repetitivo e estereotipado (como dar pulos, chacoalhar as mãos ou se balançar), além de ter interesse restrito em temas e brinquedos específicos;
– Ausência ou atraso significativo do desenvolvimento de linguagem oral (compreensão e expressão) e alteração em diversas habilidades linguísticas.

Alguns mitos referentes ao autismo são a falta de emoção, a agressividade, o retardo ou a genialidade das pessoas autistas, balanço (que diz que todos os autistas rodam ou balançam-se para frente e para trás, de forma contínua). Entretanto, não existe um padrão fixo para as pessoas autistas.

A família e a escola da criança autista são fundamentais, pois são responsáveis por acolher, estimular, cuidar e protege-los.

Além disso, vale destacar o papel que os amigos, as amigas e, especialmente, os irmãos têm na vida das pessoas autistas, estes são essenciais para o seu desenvolvimento.

Hoje em dia já existem livros e até séries que retratam essa realidade e facilitam o entendimento. Alguns livros que indicamos: “O Menino Só”, “A Escova de Dentes Azul”, “Lições que Aprendi com meu Filho Autista”, e na Netflix a série “Atypical”.

Aqui na clínica contamos com o Dr. Eduardo Martins Leal para neurologia e com a Dra. Cristiane Garcia para psiquiatria.

Fonte: https://www.nutergia.pt/pt/nutergia-conselheiro/dossiers-bem-estar/inverno-doencas-respiratorias.php

InformativoNeuropediatria

Comentários desativados.