ícone whatsapp

Sono e crescimento

Sono e crescimento

Sono e crescimento


Os distúrbios do sono podem acometer até 30% das crianças e adolescentes, e estão associados a alterações do humor, comportamento, atenção e desempenho escolar.

O sono exerce uma função homeostática importante, atua na reparação tecidual, consolidação da memória e crescimento somático.

O recém-nascido dorme em média 14 a 17 horas por dia, um lactente de 12 meses passa entre 11 e 14 horas de sono, crianças de 3 a 5 anos dormem, em média, 8 a 12 horas por dia, dos 6 aos 13 anos de 8 a 11 horas por dia, e dos 14 aos 17 anos de 8 a 10 horas por dia.

A Academia Americana de Medicina do Sono classifica os distúrbios do sono em sete categorias: insônia, distúrbios respiratórios do sono, hipersonolência de origem central, distúrbios do ritmo circadiano, distúrbios do movimento durante o sono e outros distúrbios do sono.

Na infância e adolescência, a insônia é o distúrbio mais prevalente. É definida pela dificuldade de iniciar ou manter o sono mesmo em ambientes propícios para dormir.

A associação entre a duração insuficiente de sono e o aumento de peso tem sido objeto de estudo nos últimos anos. A maioria das evidências sugere que há uma associação positiva entre eles.

A mais recente metanálise realizada incluiu dados de mais de 55mil crianças até 16 anos concluiu que os participantes com menor duração de sono apresentavam probabilidade 76% maior de sobrepeso/obesidade em relação aos com maior duração de sono.

A variação entre a duração do sono nos dias de semana comparados aos finais de semana também se mostrou um fator de risco para sobrepeso/obesidade.

Estudos também mostram que o sono irregular pode alterar no crescimento da criança e do adolescente. Porém, essa área ainda foi pouco explorada.

A associação entre menor duração de sono e risco para sobrepeso está bem estabelecida para as faixas estárias da pediatria. No entanto, maiores evidências são necessárias para estabelecer uma associação entre sono insuficiente e déficit no crescimento estatural.

O pediatra sempre deve incluir nas suas orientações de rotina o estímulo à hábitos de sono saudáveis para prevenção e manejo no excesso de peso.

DicasGeralInformativo

Comentários desativados.