ícone whatsapp

Tudo sobre sarampo

O sarampo é causado por um vírus chamado Morbili Vírus. Falamos um pouco sobre ela no post anterior. Sua transmissão se dá por gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse de pessoas infectadas. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de aproximadamente 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o 4º dia depois do aparecimento das placas avermelhadas na pele.

Após o período de incubação, o paciente pode desenvolver febre, tosse, olho vermelho, incapacidade de olhar para luz e nariz escorrendo. Depois de dois a três dias, pode-se perceber pequenas lesões/manchas na mucosa bucal. Essas manchas ficam presentes entre 12 a 72 horas. Ocorre também a manifestação das lesões vermelhas no corpo, começando pela nuca ou porção posterior da cabeça e espalhando-se pelos braços e pernas.

Após 3 dias, as manchas se tornam acastanhadas com descamação fina da pele. A febre geralmente é alta, podendo chegar a 40ºC e tem pico entre o 2º e o 3º dia do aparecimento das lesões avermelhadas. O diagnóstico da doença é clínico, mas também existe a possibilidade de confirmação sorológica.

O sarampo pode ter complicações como: diarreia, vômitos, hemorragias, convulsões e encefalites, pneumonia bacteriana secundária e hepatite. Não há tratamento específico disponível. A vitamina A deve ser oferecida em países subdesenvolvidos e em pacientes desnutridos, pois a suplementação dessa vitamina reduz complicações como pneumonia e diarreia nas populações que possuem deficiência desses nutrientes.

Para preveni-lo é necessário tomar a vacinação (como dito no post anterior à este), que é recomendada aos 12 meses de vida, através da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e aos 15 meses de vida (reforço), com a tetra viral que protege a criança do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Caso hajam sintomas a criança precisa ser avaliada por um profissional de saúde capacitado em fazer o diagnóstico clínico. Se faz necessário o isolamento social do paciente com sinais e sintomas da doença, ou seja, precisa permanecer em casa até o desaparecimento das lesões avermelhadas.

DicasInformativo

Comentários desativados.