ícone whatsapp

Otite: tudo o que você precisa saber


A otite é uma infecção viral ou bacteriana no ouvido. Aproximadamente 80% das crianças têm no mínimo uma otite antes dos 3 anos de idade.

Pode ser externa, provocada pela entrada de água no ouvido, ou média aguda, que corresponde a um processo inflamatório/infeccioso da cavidade do ouvido médio e tímpano, que é o mais frequente em crianças.

Os sintomas mais comuns são:
👉🏼 Dor de ouvido, principalmente quando a criança está deitada;
👉🏼 Dificuldade para dormir;
👉🏼 Choro superior ao comum;
👉🏼 Dificuldades para ouvir;
👉🏼 Febre;
👉🏼 Falta de apetite;
👉🏼 Dor de cabeça;
👉🏼 Sensação de ouvido entupido.

Geralmente é causada por uma constipação do ouvido, gripe ou resposta alérgica. Depois do primeiro episódio de otite média aguda, a secreção da orelha média pode persistir, causando infecções frequentes.

Pesquisas recentes sugerem que pacientes com menos de 2 anos têm chances maiores de recorrência de otites, assim como filhos de pais asmáticos ou com dermatite atópica.

É tão comum em crianças por conta do sistema imunológico ainda estar em desenvolvimento. Apesar disso, pode ser prevenida com algumas medidas simples.
O aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida continua sendo uma grande recomendação, já que fortalece o sistema imunológico do bebê.

Evite a exposição à fumaça do tabaco, uso de mamadeiras, já que pesquisas demonstraram que a posição do bebê no ato, com o rosto para cima, favorece as infecções. Chupetas, porta de entrada de vírus e bactérias, também contribuem para a otite infantil.

Outra forma importante de evitar a otite em crianças é o uso da vacina pneumocócica heptavalente (PCV7) e a vacina para influenza, o vírus da gripe,

As otites fazem parte da infância, podem ser dolorosas e debilitantes, mas apresentam poucas complicações a longo prazo se tratadas adequadamente.

Fontes:
https://www.cuf.pt/saude-a-z/otite
https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/otite-em-criancas

DicasGeralOtorrinolaringologia pediátrica

Comentários desativados.