ícone whatsapp

Inverno, doenças respiratórias e imunidade


A maior parte das doenças respiratórias são provocadas por vírus. Sensíveis ao calor, a baixa de temperatura que se faz sentir no Outono/Inverno é favorável ao seu desenvolvimento.

A transmissão desses vírus é feita principalmente pelas vias aéreas: com tosse ou espirros. O vírus contamina as células e multiplica-se muito depressa, principalmente se a imunidade estiver baixa.

Os rinovírus e o vírus influenza, ou vírus da gripe, muito contagiosos, são responsáveis por epidemias respiratórias que aparecem, sobretudo, no inverno. Causam a maior parte das doenças das vias aéreas superiores e também são uma das causas principais das doenças dos brônquios (bronquites, bronquiolites na criança, e pneumonias).

A exposição constante das vias respiratórias às partículas inaladas necessita da prática de mecanismos de defesas eficazes para lutar contra a invasão de micróbios.

Sabemos que a microbiota intestinal tem uma função chave na resposta imunitária no intestino. No entanto, vários estudos recentes demonstraram a existência de uma microbiota nas vias respiratórias.

Surpreendentemente a microbiota intestinal regula a resposta imunitária global do organismo e também dos pulmões! Uma alteração da microbiota intestinal pode perturbar a imunidade pulmonar e favorecer o aparecimento de doenças respiratórias.

As células imunitárias são capazes de migrar do intestino até ao sistema imunitário, onde ativam a imunidade pulmonar local.

Fonte: https://www.nutergia.pt/pt/nutergia-conselheiro/dossiers-bem-estar/inverno-doencas-respiratorias.php

DicasInformativoPneumologia

Comentários desativados.