_

ESPECIALIDADE

Psiquiatria Pediátrica

Dra. Cristiane Garcia

Graduação em medicina concluída em 1991 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde em seguida realizei minha residência médica em Psiquiatria Geral durante dois anos no Hospital Universitário Pedro Ernesto.  Neste me mantive como médica bolsista do Programa de Alcoolismo durante um ano. Findo este período iniciei minhas atividades profissionais dentro da especialidade geral e cerca de um ano depois ingressei na residência médica em Psiquiatria da Infância e da Adolescência na Universidade Federal do Rio de Janeiro onde permaneci por um ano.

Ingressei a seguir na Forças Armadas tendo lá exercido minhas especialidades durante sete anos após os quais assumi o cargo de médica Psiquiatra da Infância e da Adolescência no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Desde então também atuo na APAE do município de Itajaí.

Meu interesse pela especialidade se deu e se mantém pela observação de como o sofrimento psíquico gera as mais diversas manifestações tanto corporais quanto emocionais e vice-versa, sem que seja no mais das vezes identificado e portanto sem que receba os cuidados disponíveis. A observação de que as relações interpessoais encontram-se, significativamente, relacionadas a tal sofrimento também despertou o meu interesse pela compreensão e intervenção sobre tal aspecto.

Na medida em tal situação costuma tornar-se crônica, interferindo nos processos de aprendizagem e de socialização e prejudicando tanto as crianças e os adolescentes quanto suas famílias, repercutindo naquilo que a Organização Mundial da Saúde define como saúde, busco constantemente modos de auxiliar na abordagem dos aspectos supradescritos.

 

Especialidade: 

Foco principal na identificação precoce de fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais assim como os que já se encontram em estabelecimento. Assim sendo, trata-se de uma especialidade de cunhos preventivo e terapêutico.

Considerando as etapas dos desenvolvimentos físico, mental e emocional em que se encontram os indivíduos desta faixa etária assim como a sua inserção nos meios socioambientais, esta especialidade se expande para o âmbito da saúde mental.  Deste modo tem o intuito de, em conjunto com os demais saberes a respeito das crianças e dos adolescentes, auxiliar no desenvolvimento de competências para o enfrentamento das situações adversas do dia-a-dia tanto por eles quanto por seus responsáveis.

Agende sua consulta

Preencha os campos abaixo para solicitar um pré agendamento e aguarde nosso contato para a confirmação de dia e horário de sua consulta.